3 formas de vencer o bloqueio criativo

Fabio Kerk

design de propósito

publicado em fev 21, 2019

Fechamos com o cliente, temos prazo, mas na hora que precisamos sentar para criar: o Bloqueio Criativo nos paralisa, não sai nada diferente, nada criativo, a mesma idéia martelando na cabeça. Se isso já aconteceu com você, não se preocupe, você não é um E.T. acontece com todo mundo.

O que faço nessas horas?

1️⃣ Não insista >> Eu paro e vou treinar, assisto alguma programação fora do assunto, brinco com minha filha, vou jogar conversa fora com vizinho, etc. A idéia é não forçar, pois vc se cobrar, vai ficar mais chateado, e acaba batendo o baixo astral, a estima desce e vc pode n se achar capaz. Faça alguma atividade totalmente diferente da sua rotina.

2️⃣ Automatize-se >> Se estou sem tempo, parto p fazer tudo que é automático: peças triviais, responder e-mails, planejar e organizar rede social, rever agenda, conteúdos, etc. Se não tenho tempo para mudar fazer outras coisas (como na dica 1), então tento usar meu tempo para o que não necessito de criatividade, não se engane 👉 tem bastante coisa que dá para fazer assim, use sua experiência, rs.

3️⃣ Rascunhe >> Desenho sem parar, faço croquis do que quero, coisas diferentes, não julgo, não critico as opções que estou fazendo, apenas faço como um brainstorm (avalanche de idéias), coloco as coisas mais absurdas que puder, sem limites, a ideia é fazer sem pensar, quanto mais diferente melhor. Esvaziar a mente, esgota-la do assunto, dá espaço para vir as novas, rs.

E como quem não quer nada, a danada da idéia, o insight, vem e dá aquela luz.